sexta-feira, 22 de julho de 2011

História, nem tanto antiga.

Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo. Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C.
Ramsés é o faraó que deixou o maior legado em termos de monumentos. O soberano apropriou-se de obras de faraós do passado (incluindo dos faraós do Império Antigo, mas sobretudo do faraó Amen-hotep III, que apresentou como suas, mandou concluir edifícios e lançou-as suas próprias obras. Entre as obras concluídas por Ramsés II encontram-se a sala hipóstila do templo de Karnak em Tebas e o templo funerário do seu pai em Abido.
Foi também Ramsés um dos responsáveis pela destruição dos templos da cidade de Amarna, que eram os últimos vestígios da era de Akhenaton, faraó que pretendia fazer de Aton a divindade suprema. Os blocos de pedra destas estruturas foram reutilizados na cidade de Hermópolis Magna, situada na margem oposta de Amarna.
Ou seja, Ramisés II foi um verdadeiro ‘171’, aproveitava obras inacabadas ou dava uma ‘meia sola’ em outras e as inauguravam como sendo suas.
Por acaso, alguém conhece na região algum alcaide que faz isso? Taí uma coisa pra se pensar.
PS. O correto é dizer “Aos troncos e barrancos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário