segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A consulta da 'vaquinha'

Doutor, boa tarde.
Olha Doutor, eu aproveitei que hoje é meu aniversário, dia também da Secretária, e vim trazer esta ‘Vaquinha’ pra fazer uma consulta.
O que ela tem?
Olha Doutor, na verdade ela não é minha, mas é como se fosse. Quando a conheci ela era pequenininha. Dizem que ela tem descendência francesa. Ela nasceu forte, mas acho que o parto não foi muito bem feito, apesar de forte, ela era meio desajeitada, mas forte!
Quando ficou adulta, ela era muito produtiva, acho até que era a quarta em produção de ‘leite’, no Estado.
Mas o que ela tem afinal?
Olha Doutor, como disse, de uns tempos pra cá, está meio fraquinha, anda suja, acho que tem até carrapato, bicho de pé, está muito mal cuidada, magrinha, triste mesmo.
Mas quem cuida dela?
Doutor, falar verdade eu não sei. Só sei que tem um monte que suga o pouco leitinho que ela dá. Mais ou menos uns duzentos, uns mamam mais (talvez uns trinta), outros menos, mas o pior é que eles não estão nem aí pra ‘bichinha’, coitada. Como disse, não dão nada pra ela. Quando dão Doutor é um pouquinho de ‘capim’ tomado emprestado. Veja bem Doutor, pra quem produziu tanto, agora viver de empréstimo (de capim). É muito triste.
Falar a verdade Doutor, eu já tomei leite dela, mas, quando eu e mais uns poucos fizemos isso, sobrava ‘leite’, dava até pra fazer ‘queijo’, ‘requeijão’, ‘iogurte’, precisava ver, sobrava leite, mas também Doutor, naquela época, todos tratavam bem da ‘bichinha’, até lavavam ela, tinham uns que sentiam prazer em cuidar dela. Hoje não, parece que só querem mesmo é mamar, não sei até quando.
Olha (o Doutor), pra esse ano não vejo como tratar a sua, ou melhor, a nossa vaquinha, afinal, também passei a gostar dela. É que já está chegando o fim de ano, pode até mesmo piorar o estado de saúde dela. Veja bem, pode parecer um paradoxo, mas vai começar o período de chuvas, até já começou. Digo isso porque pode aumentar as dificuldades pra ela, pode dar lama, buraco, queda de barranco, nascer muito mato, ou melhor, aumentar a quantidade, embora não recomendado pra alimentá-la, mas para o ano quem sabe?
Doutor, pensa bem, o ano que vem, começa depois do carnaval, aí vem a Copa Doutor, aquela que está consumindo ‘leite’ de milhões de vacas, tirando-o de milhões de ‘bezerrinhos’, depois vem eleição....espera aí (o Doutor), mas é onde eu quero chegar, a eleição. Doutor vai ser a mesma coisa, eles não estão cuidando da vaca, mas vão querer que ela faça de tudo pra mantê-los, eles ou quem eles indicarem, e então?
Olha meu caro, vamos ter que esperar até chegar o tempo de nova escolha dos que vão cuidar de sua vaca, ou melhor, de nossa vaca!
Doutor, eles vão fazer de tudo pra continuarem mamando, nem sei se ela vai aguentar coitadinha, a menos que.....
O quê?
Deixa pra lá Doutor.
De qualquer forma, obrigado Doutor. Foi muito bom conversar com o senhor, não sei se eles vão gostar, mas eu tinha que trazê-la pro senhor dar uma olhada....

Até mais.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

É TUDO TÃO REAL, MAS NADA É NORMAL
Todas, ou quase todas, as minhas confusas, às vezes com erro de português (é “ês” mesmo né?), mal traçadas (antigo), prolixas, e por aí vão, são tiradas de músicas, de outros textos e, às vezes,  até de livros (que raramente os leio).
Por isso, tenho mil razões para não dizer nada, nem muito menos escrever, sobre as coisas que acontecem, ou não acontecem,  em Monlevade, principalmente sobre administração pública.
Além dos sobreditos motivos, ainda, como já disseram, porque sou um político fracassado e um advogado medíocre. Adjetivos que, embora triste, aceito, pois não me chamaram de ladrão, nem de ímprobo, nem de caloteiro.
Mas convenhamos, tá na hora de alguém botar um despertador na orelha desses ‘mandatários’.
Não é possível continuar nessa maresia. São vários jornais (até de reconhecidamente aliados), rádios, redes sociais e,  o mais importante, do povo nas ruas, descendo o porrete.
Meu Deus!
Por esses dias, o Projeto de Orçamento Anual do Município deve ser enviado à Câmara (30 de setembro, art. 52, X, da LEIORG).
Só que, pelo mesmo dispositivo,  o Prefeito Municipal deveria, se já não o fez, enviar o Projeto do PPA (Plano Plurianual, aquele que contém as diretrizes, objetivos e Metas do Governo), para vigorar nos próximos três anos restantes de seu mandato e mais um ano do futuro Alcaide (quem será?). Essa data é de quatro meses antes do término do presente exercício, ou seja, até 31 de agosto.
Se enviou, ou não enviou, certo é que não se ouviu um ‘pio’ sobre esse assunto.
Volto a dizer, meu Deus. Como ficam as coisas? “ É tudo tão real, mas nada é normal”.